Você comete pelo menos um destes 6 erros ao volante

Considera-se um ás ao volante? Pois reflita se não comete um destes 6 erros na condução do seu automóvel e garanta a sua segurança e a dos outros. Além disso, a manutenção do seu automóvel passa também pelo estilo de condução que tem, sendo que alguns vícios ou hábitos que se adquirem podem causar danos no seu carro.
- Usar o travão para segurar o carro em descidas
Para limitar a velocidade do carro em descidas, particularmente nas descidas de inclinação acentuada, é muito comum a utilização do travão. Contudo, o correto será utilizar o motor como auxiliar de travão, para que não surjam dois problemas: um desnecessário desgaste do sistema ou até a possibilidade de ficar sem travões devido ao excesso de aquecimento dos seus componentes.
Utilize nas descidas o motor como auxiliar de travão, engrenando, para descer, a mesma velocidade na caixa de velocidades que necessitaria para subir essa mesma via.
- Avançar em ponto-morto
São muitos os condutores que quando parados numa descida, colocam o veículo em ponto-morto e se limitam ao travão. Há quem acredite que descer com o carro em ponto-morto poupa no combustível, mas é um comportamento totalmente errado. Se o veículo for engrenado numa velocidade baixa e não acelerado, a poupança é maior. Além disso os fabricantes avisam que este tipo de prática pode danificar o motor.
- Estar muito tempo parado com uma mudança engrenada
Esta é a situação ideal para a utilização do ponto-morto. Sempre que for necessário estar muito tempo parado, seja num semáforo ou noutra situação, coloque o carro em ponto-morto. O facto de ter uma mudança engrenada causa um esforço suplementar na caixa de velocidades e desgasta também a embraiagem.
- Conduzir com os braços esticados ou demasiado perto do volante
Ainda que em cenas de filme, séries ou publicidade seja comum vermos a conduzirem de braços esticados, é um erro. Ficar longe demais, a ponto de ter que esticar os braços para segurar o volante, não é recomendado (assim como, ficar muito perto dele).
Para que tenha maior controlo sobre o volante, a posição correta consiste num leve ângulo de inclinação nos cotovelos. Utilize esta regra para saber se a distância está correta: estique os braços na parte superior do volante, ele deve estar na altura dos seus pulsos.
- Não utilização dos piscas
Afinal, porque é que os portugueses não usam o pisca? É um comportamento preventivo sinalizar a manobra (estacionamento, ultrapassagem, etc.) e muito importante para que os restantes condutores se preparem.
- Não respeitar as distâncias de segurança
Este pode ser um dos erros ao volante mais perigosos, porque as reações dos condutores podem ser por vezes imprevisíveis. Aproximarmo-nos excessivamente do carro da frente aumenta o risco de acidente porque podem ocorrer travagens bruscas.
Siga este pequeno truque para manter uma distância segura. Se circular numa via com velocidade de 100 km/h ou mais, fique atento quando o carro da frente passar por uma placa e conte quantos segundos demora a passar pela mesma. É recomendável que essa distância seja de 3 segundos (se o piso estiver molhado o ideal serão 5 segundos de diferença). Mesmo que a velocidade seja muito mais baixa não deverá ser inferior a 2 segundos de distância, para que consiga parar sem atingir o veículo da frente.
Além dos riscos em termos de segurança, pense também em termos ambientais tendo em conta que terá de travar e acelerar mais vezes do que as necessárias. Ou mesmo em termos económicos pois manter a distância segura favorece a manutenção das pastilhas e dos discos dos travões, bem como o tempo de vida dos pneus… e ainda, a velocidade constante otimiza o consumo de combustível!
Escolha com confiança, viva com segurança!
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