A PSP aconselha: proteja o seu automóvel!

A Policia de Segurança Publica através do seu site apela a que cada um tome medidas para proteger a sua viatura de potenciais furtos. São dadas indicações de cuidados a ter e hábitos a evitar
O SEU CARRO É UM POTENCIAL ALVO
Para o marginal todos os carros têm interesse. Basta que exista um mercado paralelo de peças e acessórios, desde que haja procura não importa se é caro ou barato, grande ou pequeno, todos os carros podem ser objecto de furto. Dessa for a PSP deixa alguns conselhos, que enumeramos:- -Fechar o carro -Trancar as portas -Guardar a 2ª Chave em caso ou no seu bolso.(Nunca dentro do carro) -Substituir os fechos de segurança das portas por hastes finas sem cabeça. É assim praticamente impossível puxá-los com um -arame. -Ao estacionar, deixar o lado do motor virado para o local mais visível. Se alguém lhe mexer será mais facilmente detectado. -Mesmo que a sua ausência seja breve, nuca deixe o motor a trabalhar. Nem mesmo num parque de estacionamento. -Use uma tranca, bengala de pedais ou de volante visível do exterior. -Use um tampão do depósito de gasolina com fechadura.
A PSP chama a atenção de que quando falamos de ladrões profissionais todos os cuidados são poucos, na medida em que estes ladrões conhecem TODOS os esconderijos e entendem "muito, mas muito mais que você de automóveis"Aconselham à instalação de dispositivos anti-roubo, não só para dificultar a vida aos "amigos do alheio" mas também pelo seu efeito dissuasor.
COMO EVITAR O FURTO DE OBJECTOS DEIXADOS NO INTERIOR DO SEU CARRO?
A melhor maneira é pura e simplesmente não deixar objectos dentro do carro mas se isso não for possível, então:- - Use o porta- bagagens para guardar os objetos, mas faça-o antes de chegar ao local onde vai estacionar, porque pode estar a ser observado. Os marginais utilizam muito o sistema de vigiar os parques, vendo quem guarda objectos de valor na mala do carro e agindo posteriormente com lucro. - Nunca deixe nada no porta-luvas como por exemplo os documentos da sua viatura, livros de cheques, cartões de crédito, armas de defesa pessoal entre outras coisas. Lembre-se que este local oferece pouca segurança e constitui um dos primeiros "esconderijos" a despertar a atenção do delinquente. - Em viagem não deixe a bagagem no porta bagagens, especialmente ao pernoitar, o peso destas é facilmente percetivel pela suspensão estar mais baixa devido ao peso.
O QUE FAZER SE , APESAR DE TODAS AS PRECAUÇÕES, FOR VÍTIMA DE UM FURTO?
- Participe imediatamente à autoridade policial com jurisdição na área onde ocorreu o furto área.
- Faça uma participação detalhada com indicações precisas no que se refere ao veículo e às suas características, nomeadamente se existem marcas especiais que possam facilitar a sua recuperação.
- Dê uma descrição tão exacta quanto possível dos objectos de valor que se encontravam no interior do veículo.