Veiculos Elétricos | Não são tão limpos como se pinta?

Muito se tem falado das viaturas eléctricas nos últimos tempos. Quase todos os fabricantes tem lançado as suas propostas e muito recentemente o fabricante mais mediático neste tipo de locomoção, a Tesla, divulgou o seu modelo de massas o model x.
Para além das possíveis poupanças muitos sentem que devem fazer algo pelo nosso planeta, mas quão verdes dão os veículos eléctricos?
Não estamos aqui a falar de situações como a da VW, mas os benefícios ambientais são mais uma moda que baseados em fatos.
O Devonshire Research Group, uma empresa de investimentos que avalia empresas tecnológicas, pesquisou alguma informação e concluiu que o benefícios ambientais não são como se diz.
Esta empresa alega que não obstante a ausência de emissões no funcionamento, provocam emissões de outras formas.
Cada fase da vida do EVs tem impactos ambientais e embora menos visíveis que os fumos a sair dos escapes, são são nada menos nocivos.
Os EVs não queimam combustível, mas precisam de energia, muita dessa energia é originada pela queima de carvão, assim sendo essa electricidade é tudo menos limpa, na realidade tem um grande impacto na nossa atmosfera.
Assim um EV é mais ou menos amigo do ambiente dependendo da origem da electricidade que consome.
Não significa todavia que a pegada ecológica de um EV não seja consideravelmente mais baixa que o de uma viatura de combustão.
Os metais raros são encontrados na natureza em pequenas quantidades e em sítios inconvenientes, pelo que é necessária uma grande remoção de terras para extrair pequenas quantidades, parem além de diversos banhos ácidos, por forma a obter os metais usados em quase tudo, desde telefones até as veículos eléctricos.
Segundo alguns cientistas estamos apenas a mudar a poluição de sitio, nesse processo esperamos que essa mudança súbita não tenha um impacto ambiental.
De onde vêm a electricidade?

Para além das emissões
A matemática complica-se quando incluímos outras formas de danos ambientais. Os EVs tem que ser leves o que implica metais de alto desempenho. As baterias de Litium, por exemplo, são super leves e condutivas. Outros metais raros encontram-se em diversas zonas dos carros. Esses metais raros vieram de algum lado - das minas, pouco amigas do ambiente -
