Significado do Simbolo da Alfa Romeo e História

Sempre houve muito mitos e lendas em torno da origem do simbolo oficial da Alfa Romeo.
A empresa foi fundada em 1910 e o seu simbolo sofreu varias alterações ao longo dos anos, assim uma abordagem exaustiva implicaria a analise de cada um desses símbolos o que tornaria este assunto um pouco complexo.
Vamos por isso fazer uma analise mais resumida e factual.
É do domino publico que o logo foi criado com base nas armas do brasão da família Visconti. Simultaneamente tem no seu fundo uma cruz vermelha, que é o simbolo de Milão. Paralelamente a cruz foi usada para comemorar que Giovanni Da Rio foi o primeiro a colocar a cruz durante a subida da muralha de Jerusalém durante a cruzada.
A Designação A.L.F.A significa Anonima Lombarda Fabrica Automobili.

A primeira versão do simbolo apareceu em 1915.
Depois de modelos da marca terem ganho numerosas corridas foi decidido marcar esses feitos alterar a cor das letras no simbolo em dourado.
Apesar das numerosas alterações o simbolo da Alfa Romeo manteve o seu espirito heráldico, por essa razão é
um dos símbolos mais reconhecidos em todo o mundo.
Durante a história o simbolo recebeu alguns novos elementos, como por exemplo a cobra a engolir um homem.
Descrição do simbolo

Já falamos da cruz vermelha que alude as cruzadas. Um dos elementos mais controversos é a Cobra Grande a engolir um homem, segundo alguns o homem é sarraceno ou mouro, logo também aqui existe uma ligação às cruzadas.
A marca não gosta especialmente de recordar estes tempos pelo que apenas afirmam que é uma referencia às armas da cidade e por essa razão este desapareceu entretanto de símbolos mais recentes.
Cores do simbolo

Diversas cores são usadas no simbolo da Alfa, que incluem o fundo branco e azul. Algumas cores refletem significados religiosos antigos usados pelos cristianismo durante as cruzadas ou dourado das letras que comemora os êxitos desportivos.
Que entretanto foi abandonada.
Poucas marcas tem uma personalidade e história tão marcante como a Alfa Romeo, agora parte integrante do Grupo Fiat, que se prepara para lhe dar um novo folego.
Depois do sucesso com o Giullietta prepara-se agora uma nova ofensiva com o lançamento do Giullia e de um SUV.