Adblue | O que é?

Com a cada vez maior exigência (e emergência) ambiental sobre os motores a diesel, os fabricantes têm feitos muitos esforços para tornar estes motores mais limpos.
Nos motores mais pequenos o catalisador será suficiente para reduzir as emissões. No entanto em motores maiores o uso de um aditivo colocado num deposito tem sido uma alternativa mais adotada - o adBlue.
Este aditivo de uma forma simplista, visa reduzir as emissões e NOx - Oxido de Nitrogénio-, responsável por grande parte da poluição urbana nos nossos dias, proveniente de viaturas a diesel.
O limite máximo de emissões de NOx permitidas baixaram mais de metade. Para conseguir uma redução tão significativa a opção pelo adBlue tem-se generalizado.
O adBlue é uma diluição de ureia de grande pureza numa parte de água. É segura de manipular, não explode e é amiga do ambiente.
Apesar de ser um aditivo não se destina a ser misturado com o gasóleo.
Como funciona?
Basicamente altera a composição química do NOx neutralizando a sua maioria.
Isto porque nem os catalisadores ou os filtros de particulados conseguem lidar com o Oxido de Nitrogénio.
O adBlue é adicionado a partir de um depósito com com capacidade para fazer este aditivo durar 2 revisões (geralmente).
A sua reposição normalmente é feito por mecânicos habilitados, o valores oscilam entre 25 e os 50 euros, pode ser comprado em posto de combustível ou empresas de peças de automóveis.
Todos os carros com esta tecnologia dispõe de avisos de que este está a acabar.
Este vídeo ajuda a perceber como funciona.