Turbos | Como detetar e evitar problemas?

Todos nós sabemos a maravilhas possibilitadas pelos turbos, mais ar chega à câmara de combustão, conseguindo-se assim mais potencia sem se ter de recorrer a motores maiores.
Atualmente todos os motores a diesel no nosso mercado recorrem a turbos e os motores a gasolina seguem a mesma tendencia.
O inconveniente é que as turbinas atingem as 200 000 rpm, a temperaturas de mais de 1000º.
Uma parte considerável das avarias dos turbo devem-se a falhas de lubrificação.

Então como saber se existem problemas?
Avisos a ter em conta:
- Fumo azulado no escape - Possível fuga de óleo para a admissão. O consumo de óleo dispara e a cor do fumo de escape também se altera.
- Ruídos pouco habituais - A má lubrificação do turbo, origina danos nas pás da turbina. Se detetar algum ruido estranho é aconselhável levar o carro à oficina.
- Som agudo que aumenta e diminui com a rotação do motor - indicio de folga nos casquilhos onde rodam as turbinas.
- Luz de avaria do motor e abaixamento da potencia - Sujidade (normalmente, depósito de carvão) no interior do turbo. Como consequência há um abaixamento do rendimento do motor. Muitas vezes a viatura entra em "modo de segurança" para evitar danos maiores.
- Assobios frequentes - Tubagens e braçadeiras que se desapertam ou perdem estanquicidade, devido às constantes mudanças de pressão.