Motores de 3 cilindros excentricidade ou o futuro?

Todos ou quase todos os principais fabricantes de automóveis passaram a disponibilizar pequenos mas potentes motores de 3 cilindros.
VW, Fiat, Ford, Peugeot, Renault, Opel e muitos outros fabricantes apostam fortemente neste tipo de motorizações. Porque razão?
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Para os motores de 3 cilindros os anos 80 e 90 foram de má memória, de tal forma que para muitos consumidores, ganharam aversão aos motores com este tipo de configuração.
A verdade é que muito mudou tecnologicamente desde o final do seculo passado. A inclusão de turbos, injeção direta a gasolina, eletrónica mais sofisticada e precisa, muito mudou.
Mas quais são os benefícios?
Motores mais pequenos reduzem o peso, o que melhora o comportamento em curva e travagem. Adicionalmente. este tipo de motores, menos peças que os motores de 4 cilindros. A segurança também sai beneficiada, na medida em que o motor ao ser menor dimensão reduz a probabilidade de intrusão no habitáculo em caso de acidente.
Mais o motivo mais importante é que os motores de 3 cilindros oferecem consumos muito próximos dos diesel com um custo muito menor.
Avanços nos sistemas de montagem e balanceamento dos motores, tornou estes os tricilindricos mais suaves e silenciosos.
Mas há ainda coisas a melhorar.
Os condutores com o pé mais pesado, terão tendencia a solicitar o turbo mais vezes e durante mais tempo, o prejudica os consumos.
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Ou seja, dependendo dos condutores e dos trajetos podem ainda haver diferenças muito grandes entre os consumos anunciados pelas marcas e o verificados por alguns condutores.
Concluindo, em termos gerais os novos motores de 3 cilindros são quase sempre uma melhor opção em termos de potencia e consumos que os seu homólogos de 4 cilindros, mas ainda tem aspetos a melhorar, mas são bastante diferentes dos motores que conhecemos há uns anos atrás.