Numa era em que os carros promovem uma condução mais amiga do ambiente, convém saber o que distingue as diferentes variantes - híbridos, híbridos plug-in ou eléctricos - de modo a saber o que melhor se adequa ao nosso dia-a-dia.
Um híbrido é um automóvel cujo funcionamento assenta em duas motorizações distintas, que tanto podem funcionar de forma independente como associadas. O sistema mais comum inclui um propulsor a gasolina e um motor elétrico, no entanto também há híbridos diesel/elétrico. No caso dos veículos a GPL, onde existem dois combustíveis distintos, não se pode falar em híbrido: primeiro, porque existe apenas um motor e, depois, porque a gasolina e o gás alimentam o mesmo bloco em simultâneo.
O híbrido plug-in assenta na mesma tecnologia, mas inclui baterias com maior capacidade e uma ligação para as recarregar por ficha. Isto permite utilizar um plug-in para maiores distâncias em modo exclusivamente elétrico. Aliás, a maioria dos plug-in oferece uma autonomia elétrica de até 50 quilómetros, o que representa a distância média percorrida diariamente por um automobilista europeu. Nestes casos, pode-se assumir que o seu proprietário apenas irá recorrer ao motor a combustão, emitindo poluentes e aumentando o gasto nos postos de abastecimento, quando tiver de cumprir distâncias maiores - num passeio de fim-de-semana ou mesmo nas férias. Com uma vantagem sobre os 100% elétricos: tem a certeza de que chegará ao destino sem sofrer da chamada range anxiety, ou ansiedade da autonomia.
Por fim, há os carros elétricos, ou seja, viaturas que não carecem de qualquer tipo de combustível fóssil para pôr o seu motor a trabalhar. Estes automóveis têm a enorme vantagem de emitir zero emissões de CO2 e de serem, por isso, os mais amigos do ambiente. Poucos, porém, são os que conseguem percorrer longas distâncias, e os que o fazem são obrigatoriamente grandes (para puderem comportar o conjunto de baterias necessário para tanta autonomia) e caros. Os mais comuns - e que têm tido maior sucesso - são os citadinos, como o Smart electric drive, os utilitários, caso do Renault Zoe, ou os familiares, como sucede com o Nissan Leaf.
[Fonte: Sapo, KBB]